Proteção e segurança que vem do alto

nossa senhora da abadia 2
N. S. da Abadia sobre o andor,  em dia de festa. Foto: divulgação

Recebo, pelo Jornal da Manhã, a notícia de que Uberaba terá vias monitoradas por dezenas de câmeras, no que estão chamando de “Cidade Vigiada”. A segurança virou prioridade nas conversas dos meus conterrâneos, após dois tristes assaltos cuja dimensão resultou em manchetes nacionais. O sistema de câmeras, informa o jornal, permitirá a identificação de placas e, sofisticação maior, o software permitirá também identificar carros roubados.

No alto de prédios e postes, câmera não dá segurança; constitui-se em elemento inibidor, alerta para a Polícia Militar que, integrada à tecnologia, terá maior agilidade e rapidez nas suas ações. Maior alento tenho pela ideia de que a cidade é guardada por Nossa Senhora da Abadia, lá do alto do campanário do Santuário. Primeira quinzena de agosto e a cidade em festa, louvando e agradecendo à protetora. Hoje, dia 15, temos o grande evento de encerramento da novena com a tradicional procissão, coroação da Santa e a quermesse, parte profana da grande data.

Do Alto da Abadia, que já foi Colina da Misericórdia, a santa protege uberabenses, independendo da religião de cada um. Aprendi isto ainda menino, acompanhando minha mãe nas imensas procissões, muito diferentes das que ocorriam no meu bairro. No Alto da Boa Vista, de onde Nossa Senhora das Graças se vê no outro lado da cidade como Nossa Senhora da Abadia, as procissões eram modestas, os fiéis ordenadamente em filas, tendo ao centro grupos específicos carregando andores. A procissão da Abadia, imensa, impossibilita filas. Já na minha infância uma imensidão de pessoas tomava as ruas do bairro, carregando velas acesas, entoando hinos, rezando orações marianas.

Que venham as câmeras! “Quem pode mais é Deus no céu”, diz o folclore popular. E é a Mãe de Deus a intermediadora nos facilitando a proteção divina. A imagem da Santa, no alto de altares e torres, é contingência histórica, quando no país se privilegiou os templos católicos. E ela está lá, lembrando-nos que vela por nós. Que rogue a proteção divina; aquela que vem de todas as religiões, de todos os locais onde se cultua o divino com honestidade.

A pedir algo da Santa neste momento, para todos nós, primeiramente eu pediria tolerância. Respeito e tolerância entre todos os fiéis de todas as religiões, já que andam ocorrendo coisas estranhas em nosso país. Pediria, por isso, manutenção e aumento da harmonia entre uberabenses espíritas, católicos, fiéis das religiões de matrizes africanas, evangélicos, presbiterianos e, entre tantos outros, os ateus e agnósticos, que também são filhos de Deus. Só a ignorância e a imaturidade nos levam a descrer da religião alheia. Finalmente, para Nossa Senhora da Abadia eu pediria… não, peço proteção. Contínua e atualizada, tal qual a tecnologia dos nossos dias.

É bom receber notícias de que a cidade será monitorada por câmeras de vídeo. Mas, a gente sabe que notícias desse tipo também chegarão ao bandido. Este, por sua vez, buscará formas de burlar o novo sistema, vencê-lo; e, a experiência ensina, criminoso não precisa de licitação pra verba visando atualização. Daí, o bandido anda mais rápido e logo, logo, temo e lamento, as câmeras serão burladas por esquemas sofisticados de assaltos. Então, só mesmo contando com a Santa para garantir nossa segurança. Agora, e na hora da nossa morte… Amém!

Até mais!

PS: Dia 15 de Agosto é o dia da Assunção de Nossa Senhora. Nesse dia, Maria de Nazaré é lembrada também com o título de Nossa Senhora da Saúde.

Siga este blog. Curta e compartilhe o post. É só clicar. Muito obrigado.

Um comentário sobre “Proteção e segurança que vem do alto

  1. Walcenis

    E eu estava lá em meio a uma multidão calculada em 20 mil pessoas, primeiro para agradecer e para nao fugir à regra pedir a sua bênção para todos nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s