64 Anos do Madrigal Ars Viva

Na comemoração de aniversário a Sociedade Ars Viva anuncia novos projetos musicais para Santos e região.

Ars Viva com a Orquestra Sinfônica de Santos. Foto: JAS

Fundado em 29 de abril de 1961, o Madrigal Ars Viva colocou Santos na história da música e do canto coral através de concertos nacionais e no exterior. Intérprete de repertório de diversas épocas, o Ars Viva revelou musicistas e compositores e foi fundamental na criação e interpretação de peças do Música Nova, movimento que tem entre seus signatários o compositor santista Gilberto Mendes.

A Sociedade Ars Viva foi criada como mantenedora do Madrigal e administradora das atividades pertinentes à música de concerto. Nestes 64 anos tem se destacado na criação e apresentação de concertos, na formação de cantores e, entre outros, na produção de cursos e eventos culturais em toda a Baixada Santista.

Entidade privada, a Sociedade e o Madrigal Ars Viva estão entre poucas instituições que atravessam décadas se mantendo fiel aos princípios que colocam a qualidade musical como prioridade. Um trabalho que se renova ao longo dos anos, a Sociedade Ars Viva segue se renovando com novos projetos e, com o Madrigal a integração de novos integrantes e preparação de novos concertos.

O ano de 2024 foi de transição, quando a regência do Madrigal Ars Viva, que por mais de 50 anos foi do Maestro Roberto Martins, passou para o Maestro Ricardo Cardim. Uma transição movimentada. Após o evento de despedida de Martins, o novo regente criou e apresentou o concerto “Ars longa, Vita brevis”, a participação do coro nos Concertos Ibero-Americanos e, finalizando, o Madrigal cantou com o Coro Livre da Baixada, acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Santos na Basílica do Embaré, e no 2º Encontro de Coros da AABB-SANTOS. Em dezembro também ocorreu o lançamento do livro Maestro Klaus-Dieter Wolff: o Coral, Sua Técnica e Organização, Volume 1, organizado por Luiz Celso Rizzo com a história de um dos fundadores e primeiro regente do Ars Viva.”

Projetos e Novidades do Ars Viva

Além do lançamento do Volume 2, contendo obras corais do Maestro Klaus-Dieter Wolff, a Sociedade Viva já prepara eventos culturais gratuitos para a cidade de Santos e demais localidades da Baixada, atingindo também interessados de todo o país. Entre as atividades previstas – todas já aprovadas e em fase de pré-produção – estão o Festival de Música Vocal, a Semana Cultural Ars Viva, e o Coro Escola Experimental Ars Viva, além de Concertos e Encontro de Coros.

Neste 29 de abril o Ars Viva lança seu site ( https://madrigalarsviva.wordpress.com/ ), onde estarão concentradas informações e história das atividades da sociedade e promove encontro comemorativo entre os membros do Madrigal que dão as boas-vindas à quatorze novos integrantes. “É fundamental a renovação para a continuidade do trabalho do Madrigal”, diz o Maestro Cardim.  Nessa renovação são fundamentais o trabalho de preparação de Denise Yamaoka e o acompanhamento da pianista Sônia Heloisa Domenighi.

Deixe um comentário