Para que serve a mentira? Minha amiga Maria Aparecida, aquela que em festa sempre leva croquetes (Lembram-se dela?) sempre diz que mentira é para não perturbar o crescimento das crianças. “-Serve também para tranqüilizar as mães, Vavá, que sempre preferem acreditar que somos anjos cumprindo temporada terrestre”. Vanilda, a tatuada, é sempre enfática: “- A gente mente pro cara pensar que ele é o máximo!”
Em breve escreverei sobre asandanças de Maria Aparecida, sumida desde que MADONNA se apresentou por aqui. Comotambém será esclarecido o sumiço de Vanilda. O fato é que ambas estão de volta,ABANDONADAS. As reações pelo final dos romances são bastante distintas. MariaAparecida, desencanada, está pronta pra outra.
Rei morto, rei posto
Devo estar disposto
A conhecer o interessado
Na minha solidão
Minha desilusão
Na vaga aberta da minha paixão.
Vanilda, a tatuada, é mais chegada a porres homéricos, carraspanas espetaculares. Entre um copo e outro, alterna desejos de cortar os pulsos com ânsia de assassinatos.
Mas enquanto houver ódio em meu peito
Eu não quero mais nada
Só vingança, vingança, vingança
Aos santos clamar…
Há que se ter muita paciência. As amigas merecem. Insisto na velha receita de PAULO VANZOLINI. Simples como água. Eficiente, como uma boa mentira.
Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Venha lhe dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.
A receita, invariavelmente, NÃO FUNCIONA, todavia o samba é muito bom. Quanto ao amor, eu já não passo por essas situações. Depois de tantos pés no traseiro, alguns abandonos, alguns chifres (recíprocos! Pra ser honesto!), estou vacinado. E entrei numas de ensinar alguns segredinhos de bem viver para as duas queridas…
Então ta combinado, é quase nada
É tudo somente sexo e amizade
Não tem nenhum engano nem mistério
É tudo só brincadeira e verdade…
Maria Aparecida, dócil por natureza, macia como seus croquetes, prometeu experimentar minha dica, já enviando olhares para um cara da mesa ao lado. Vanilda, não embarcando na solução imediata pediu-me: “- Vavá, por favor, volte à mentira, sem ser mentiroso!”.Fingi indignação. Eu, mentiroso? Sorri, e comecei a cantarolar…
Hoje eu tenho apenas
Uma pedra no meu peito
Exijo respeito
Não sou mais um sonhador
Chego a mudar de calçada
Quando aparece uma flor
E dou risada do grande amor..
Vanilda, já sorrindo, terminoucomigo a música, cantando a última palavra da letra:
MENTIRA!
E continuamos a noite, desconversando, pra esquecer as dores de amores desencontrados, embarcando no humor do primeiro de abril, com as manchetes que gostaríamos de ver nos jornais:
O Papa Bento XVI autoriza o sexo livre!
Bancos brasileiros não são agiotas!
Amy Winehouse aderiu ao suco de laranja!
Vavá doa Audi para todos os leitores de seu blog!
Brad Pitt abandona Angelina Jolie pra ficar com Vanilda! Apaixonado pela tatuada, o ator chegou ao Brasil e ofereceu um anel de brilhantes…
Até!
Notas Musicais:
A Notícia – Gilberto Gil
Vingança – Lupicínio Rodrigues
Volta Por Cima – Paulo Vanzolini
Tá Combinado – Caetano Veloso
Samba do Grande Amor – Chico Buarque
(publicado originalmente no Papolog)