A cidade se renova, se expande. Ostenta orgulhosa o que é visível de seu passado e enfrenta o presente com galhardia, com a tranquilidade dos sábios que guardam verdades simples e imutáveis: vamos rumo ao futuro. A despeito de qualquer situação, segue-se em frente. Ave, Uberaba, em seus duzentos anos!.
Os limites da cidade são outros, longe daqueles que percorri quando criança e adolescente. Entendo melhor a expressão “no meu tempo”. Uberaba é outra cidade, diferente e igual àquela em que nasci. Transformada e modificada espacialmente, guarda prédios ainda com a mesma função e permanece altiva sobre suas sete colinas. Sinto falta de muita gente e saúdo os novos habitantes, esses que farão a cidade permanecer e, ao mesmo tempo, continuar.
Ave, Uberaba! Resolva seus problemas, corrija seus passos! Orgulhe-se de sua trajetória, de suas contribuições para com o Estado e o País. Comemore seus duzentos anos! Viva milhares de outros!
Feliz aniversário!
(Trechos de “O Tempo e o Espaço”, um dos textos integrantes do livro “O Vai e Vem da Memória”, coletânea de contos e crônicas dedicados a Uberaba que será lançado por Valdo Resende em abril de 2020)
.
Obs: Embora haja um aparente imbróglio quanto a ser março ou maio o aniversário de Uberaba, pretendo deixar essa questão para os historiadores. Meu desejo é comemorar o ano inteiro. A cidade merece.
Fofo você.
Parabéns Valdo! Lindo texto!
Quem escreve sobre Uberaba, é filho exemplar e escritor espetacular dela, então imagino a leitura estupenda que teremos no livro O Vai e Vem da Memória . Aguardo ansiosa. 😉😉😉
Lindoooooooo! E q boa notícia do livro novo. Bjssss.
Parabéns Valdo, seu texto, ficou lindo! AVE UBERABA em seus duzentos anos!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bela mensagem, cidade acolhedora e moradores hospitaleiros.