Pequeno Memorial para o Doutor Fernando de Melo

Estou escrevendo porque alguém consertou o meu braço. Uma queda e um cotovelo esfacelado. Pronto atendimento, procedimentos iniciais e a cirurgia marcada. Seria algo para, no máximo, uma hora. Dado à gravidade do problema foram mais de três. Uma semana após a cirurgia, já no consultório, o médico não conseguiu disfarçar a ansiedade: – Você consegue mover os dedos? Mexa os dedos. Observando, concluiu: – Graças a Deus. Deu certo, disse-me o Doutor Fernando de Melo.

Hoje fui surpreendido com a notícia do falecimento do ortopedista, Doutor Fernando de Melo, ocorrido no último dia 06 de setembro. Mais um acontecimento neste triste 2020. Enquanto conversava sobre o ocorrido, não deixei de pensar na ironia de um mundo com imensas possibilidades de comunicação. Não pude dar adeus ao meu amigo, pois foi assim que nosso relacionamento se desenvolveu e cresceu em mais de 10 anos de convivência.

O Doutor Fernando era um sujeito expansivo, alegre, extrovertido. Invariavelmente levantava-se de sua mesa, no consultório, para vir alegremente buscar o paciente da próxima consulta. Nesse ínterim, saudava os demais, brincava com os colegas, tomava um café. Éramos recebidos com alegria e sem nenhuma pressa. Isso implicava em atrasos, mas quem iria reclamar por saber que o médico estava interessado em tratar-nos como indivíduos, como amigos, não como mais um paciente. Creio que todos são gratos por esse tratamento, por esse comportamento afetivo, profundo, interessado.

Dentro do consultório a primeira pergunta: – O que você me conta? E eu, chegado a uma boa conversa, falava de viagens, de teatro, da família… trocávamos informações e colocávamos a conversa em dia, antes de outra pergunta: – O que está acontecendo, por que você veio aqui? Seguia-se um atendimento atento, detalhado. E ao longo dos anos ele cuidou dos meus joelhos, da coluna, do braço quebrado. Este foi o mais trabalhoso!

– Vou conversar com as meninas para que elas não peguem leve com você. Precisa trabalhar, cara! Você está novo. Toma aí, mais dez sessões de fisioterapia. Volta depois e pode ter certeza que vai receber mais. Temos muito o que fazer para consertar esse braço – disse-me ao longo de meses. As meninas eram as fisioterapeutas do CAP – A Clínica Dr. Alberto Pastore. No meu caso, a menina, Claudia Collado. Eu fazia estrepolias ao acertar sessões para ser atendido por ela. – Um anjo, dizia ele. Acho que ela está te mimando demais. Precisa pegar pesado!

Doutor humano, um dia me falou da doença, do tratamento, de como as coisas estavam. Mantinha uma postura positiva, elogiava os colegas dos quais, naqueles momentos, havia se tornado paciente. – Vou conviver com isso. Ficar atento. Seguir em frente. A gente tem que se cuidar.

A doença voltou, traiçoeira, fatal. Guardarei todas as lembranças desse médico, com muito carinho, com toda a minha gratidão. Em um de nossos últimos encontros presenciais (agora tem essa expressão entre amigos) eu estava com duas, das minhas três irmãs. Ele nos recebeu com o sorriso largo e sincero de sempre, o jeito brincalhão que fez minhas irmãs elogiarem e perceberem o ser humano integro, sem deixar a simpatia de lado, contando a elas: – Vocês não imaginam como ele ficou! Os ossinhos todos quebrados! Tiramos e montamos em cima de uma mesa, como quebra-cabeça. Depois colocamos no lugar. E já tirou os parafusos! Virando-se para mim, já escrevi neste blog, ele concluiu, sobre os tais parafusos: “– Vai no hospital! Pega! Faça um chaveiro! São seus. Significam o quanto você está melhor”.

Para o Doutor Fernando de Melo fiquei devendo um almoço, feito por mim, com o braço consertado por ele. Veio a pandemia e não cumpri minha promessa. Mais que uma refeição, expresso minha gratidão eterna por estar aqui, com meu braço direito funcionando direitinho, como ele previu.

Aos familiares meus profundos sentimentos de pesar e consternação. Todas as homenagens são pequenas para esse grande médico. Que Deus o receba e que ele possa seguir além, feliz e sorridente, amigo como sempre foi.

10 comentários sobre “Pequeno Memorial para o Doutor Fernando de Melo

  1. Ronaldo Pedro

    Convivi com Dr. Fernando por 12 anos, grande sujeito. Me ajudou numa operação que precisei para um parente que aguardava há meses e ele resolveu. Que Deus o tenha

  2. Essa é mais uma notícia triste, muito triste, que se agrega neste ano de impensadas e irrecuperáveis perdas. À familia, meus sentimentos. Ao doutor Fernando, meu respeito e profunda admiração.

  3. Maria da Glória dos S Fernandes

    Eu conhecia o Dr Fernando a mais de 25 anos. Eu dizia q ele era o medico das 1001 utilidades, pois ele era ortopedista e fez 2 partos meus juntamente com a sua esposa. Meus sentimentos aos familiares. Descanse em páz Dr. Fernando de Melo

  4. Daniela dos santos Fernandes cristofoleti

    Estou sem chão. Tenho inumeras histórias de Dr. Fernando de Melo! Grande médico! Grande passoa, grande humano! Cuidou de TODA MINHA FAMILIA! Minha mãe, minhas avós, minhas tias, minhas irmãs, e de mim!! Hj só fui procurar um contato, um número de telefone, pois tenho varios, só quis confimar, e graças ao seu blog, descobri que ele se foi! Estou tão triste…. nem sei mais o q dizer! Se puder por favor, entrar em contato comigo, vou ficar muito grata! Quero saber como estão os filhos e a esposa, que é tão sensacional quanto ele! Coração partido……

    1. Boa noite, Daniela! Infelizmente não tenho contato direto com a família do Dr. Fernando. Fui paciente dele pelo CAP e foi através de lá que soube do ocorrido. Lamento. Grande perda pra todos nós

  5. Daniela dos santos Fernandes cristofoleti

    Boa noite Valdo! Puxa, uma pena! Não sei se os telefones que teho existem ainda, se estava doente tbm não sei…6 mas enfim…. Pedemos um grande homem! Um grande professional, e uma fantastica pessoa. Tenho um ursinho que ele me deu quando tinha 15 anos. Guardo com muito carinho! E graças a ele, agora te sigo nas redes sociais, e te desejo sucesso! Quero ler suas escritas! Nada é em vão neh? Obrigada por responder! Muita saude nesse final de ano, e força no braço! Deus te abençoe!

  6. Airton de Oliveira Fernandes

    Conhecemos o Dr FERNANDO em outubro de 1982, na região da freguesia do O zona norte, desde então ele se tornou o médico de toda a família.
    Atencioso com o paciente, conversava sobre todos os assuntos inclusive do nosso palmeiras. Grande Palmeirense.
    Temos muitas historias para contar em todos estes anos sobre este grande médico e ser humano. O FERNANDÃO, como dizia um de seus amigos médico.
    Vai fazer muita falta em todos os sentidos neste pais carente de pessoas e médicos como ele . UM MEDICO QUE GOSTAVA DO SER HUMANO. se todos fossem como ele a saúde seria outra no nosso pais.
    A toda a família nossos pesares.

    1. Maria José da Silva

      Conheci Dr Fernando há 40 anos atrás, um excelente médico. Tudo o que vcs comentaram e u assino em baixo.. Qdo entrava em seu consultório me sentia na presença de um amigo, conversávamos sobre tudo e ele fazia questão de contar sobre ele e a família e queria saber da minha. A consulta se estendia por horas… e nem percebíamos.. escrevo aqui hoje pois estou procurando pelo meu médico e de toda família por anos. E eé muito triste encontrar ou saber o ocorrido. Me parte o coração. Estava a procura do Dr. Já algum tempo pois hoje tenho um problema no joelho e sabia que ele seria o médico para me ajudar. Infelizmente, me deparei com está triste notícia. Meus sentimentos a toda família pela perda e pela falta que ele deve fazer a todos. Grande ser humano, médico por amor e dedicação. Saudades imensas! Que Deus o abençoe e o receba com todo amor que Ele merece!
      Querido amigo que dedicou este memorial e este ser humano maravilhoso. Gratidão! Por partilhar este amor pelo Dr. Fernando de Melo que compartilhamos juntos. Obrigada e com tristeza me despeço. Deus o abençoe e que abrace nosso grande amigo doutor Fernando de Melo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s