Mocidade Alegre é a campeã

Salve Jorge Amado! Parabéns, Mocidade Alegre

É fundamental não esquecer que carnaval é uma brincadeira. Perdendo esse caráter o carnaval torna-se algo, no mínimo, chato. Gostaria de refletir, começando por esclarecer que o concurso do Diário de São Paulo não tem nenhuma relação com o outro, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba. Na manhã de terça, muito antes da apuração do concurso oficial, o prêmio dado pelo jornal já apontava como campeã a Mocidade Alegre.

Sobre os fatos ocorridos na tarde dessa terça-feira, no Sambódromo, desejo que os culpados pela baderna e pela desordem sejam processados e que a justiça determine o que fazer com eles. Mas, acima de tudo, desejo que a Liga Independente das Escolas de Samba reveja seus métodos e critérios. E que cada sambista faça uma profunda e honesta reflexão sobre a própria postura dentro do carnaval.

Um aspecto: O que significa nota mínima oito? Todo estudante passa anos estudando para prestar um vestibular e nem por isso chega ao concurso com a nota mínima oito. Não seria justo que todo abnegado trabalhador brasileiro chegasse aos concursos municipais, estaduais ou federais com esse mesmo patamar? Oitenta por cento! Que psicólogos e estudiosos do ser humano esclareçam o que me parece ser incapacidade de submeter-se a julgamento público.

Como professor, verifico com frequência aquele comportamento paternalista que não aceita a nota baixa do filho, espelho e reflexo do próprio umbigo. Normalmente, o sambista – “pai” da comunidade – vem com o discurso de que o povo sofre e dá um duro danado para fazer o carnaval, que o esforço merece ser recompensado, como se as comunidades não entrassem no carnaval por vontade própria. Reconhecer esforço é uma coisa, dar nota para resultado insatisfatório é outra.

Há sempre alguém pronto para discutir a nota baixa, e nenhuma escola – até onde eu saiba – questionou algum dez recebido. Seria interessante ver alguém de dedo em riste, com toda a raiva do mundo, indagando: – Dê-me um motivo para esta nota dez, seu filho da mãe? A razão passa distante desses emocionados questionadores.

Muitas pessoas ficam irritadas quando contrariadas. Outras ficam violentas. A maioria é levada por uma emoção irracional. Todos nós temos justificativas para os próprios erros, mas nem por isso deixamos de sofrer as consequências das nossas ações, das nossas escolhas. Com uma ação coletiva – o trabalho de uma escola de samba – não é diferente. Vi todas as escolas e lamentei tudo o que me levou a excluir uma por uma. Com uma escola foi diferente. Justifiquei minha escolha, assinei e assim está publicado no Diário de São Paulo:

“A Mocidade Alegre apresentou um conjunto de alegorias que ilustram, complementam, esclarecem e enriquecem o enredo. O acabamento foi impecável e a utilização de materiais diversos transformou os carros em pequenas obras de arte. A coerência com o afro e a Bahia é o principal trunfo da escola, fazendo-a merecer o prêmio”.

A Mocidade Alegre avança para levar o campeonato

Meu afeto daria prêmios para as escolas onde amigos desfilaram. Adoro a Bela Vista, mas, sobretudo adoro o samba, adoro o carnaval, e reafirmando meu respeito e admiração por todas as agremiações que desfilaram no sambódromo, neste ano, as melhores alegorias estiveram na Mocidade Alegre. Junto com essas, toda uma série de outros fatores que me deram a certeza de ter tido o prazer de presenciar o desfile da melhor escola deste ano.

Mocidade Alegre, a melhor do carnaval de 2012!

Até mais.

10 comentários sobre “Mocidade Alegre é a campeã

  1. Luiz Fernando

    Observações perfeitas. Digo mais, Não existem ganhadores ou perdedores quando se fala de festa, Não saber lidar com a superioridade de outra escola e ainda dar este “papelão” é, sem dúvida a verdadeira derrota.

    Isso daria um ótimo tema e samba enredo para 2013

    Beijos mestre.

  2. Amei Valdo, amei! Adoro a Mocidade, em que tive o prazer de desfilar em 2000. Solange, Sombra, a rapaziada toda faz um trabalho lindo. Observação da Jennifer quando estávamos na concentração da Pérola: ” a Mocidade está linda.” Deu no que deu, e com louvor. Teu post é brilhante, eterno, enquanto o que fizeram ontem é purpurina, mas uma purpurina que não pode passar sem que os irresponsáveis respondam pelo que fizeram. Irmão, você me enche de orgulho. Que Deus o abençoe demais. Eu e todos os que te amamos queremos que você siga em frente. De nosso lado a escola já está formada e sempre pronta para te ajudar. Bjs e fique com Deus.

  3. Walcenis

    Gostaria de estar sempre assistindo do sambódramo essa maravilha toda que é o carnaval das escolas de samba. Tive apenas uma oprtunidade até hoje e adorei.. Amo ver toda essa alegria, criatividade, amor, doação, etc… que cada um tem pela sua escola. Acho que não daria conta de ser imparcial como Juri, e dar menos que dez. Prefiro ser expectadora.

  4. Adalberto

    Fiquei com pena da cominidade campeã. Esse lamentável comportamento de alguns poucos, conseguiu estragar a comemoração de milhares de pessoas.

  5. Taluanda De Camargo

    O Rufar do tambor vaI ecoar..Tenho sangue guerreiro sou Mocidade! ” No céu, os Olhos do Rei… Na terra, Morada dos Milagres.. No coração, Um obá muito Amado!”
    Lindo texto e sabias palavras Prof.. bjks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s