Tags

, , , , , , ,

Aproveitem que está acabando. A exposição com as gravuras de Marcelo Grassmann no “Espaço Cultural Citi” termina no próximo dia 3 de fevereiro. Uma oportunidade para conhecer o universo em que o gravador transita.

Matéria dos Sonhos, é o nome da exposição.

.

A curadoria é de Jacob Klintowitz. Este se baseou em texto de Shakespeare, na peça “A Tempestade”, para dar nome a exposição, “Matéria dos Sonhos”. O autor inglês escreveu: “O mundo é feito da mesma matéria de que se fabricam sonhos”. É fácil concordar com a proposição; Grassmann viaja em mundos imaginários e materializa suas personagens.

Detalhes de alguns dos trabalhos expostos.

.

Lamento não fotografar melhor. Máquina e fotógrafo amadores, distanciando-se da qualidade do material apresentado. Insisti na feitura e publicação dessas fotos porque elas estimulam mais que meras palavras. Marcelo Grassmann é daqueles artistas que, uma vez que tomamos contato com a obra, jamais o esqueceremos.

Donzelas, cavalheiros, seres míticos... as personagens de Grassmann

.

Natural de São Simão, no interior de São Paulo, Marcelo Grassmann percorreu o caminho natural dos artistas brasileiros. Estudou mecânica e entalhe, atuou como ilustrador em jornais paulistanos e também no antigo Jornal do Estado da Guanabara. Depois das xilogravuras iniciais, estudou gravura em metal e litografia. Premiado, viaja para Viena, estudando na Academia de Artes Aplicadas. A casa em que nasceu, em São Simão, foi tornada museu. O artista completa 87 anos em 2012.

Detalhes de obras e a foto do artista, no painel da exposição.

.

Na exposição encontra-se uma edição com toda a obra do artista, luxuosamente encadernada. Vale mais como curiosidade, já que não podem ser manuseadas. O bom mesmo é soltar a imaginação ao observar aos animais míticos, as damas, cavalheiros; estes com suas armaduras, com seus animais. Sonhos tornado reais pelo desenho mágico de Marcelo Grassmann.

O Espaço Cultural Citi fica na Avenida Paulista, 1111, térreo. Os dias e horários são de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h00. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 17h00. Entrada franca. Outras informações sobre o artista: www.marcelograssmann.blogspot.com

.

Bom final de semana!