Uberaba, quarta-feira, com um céu de uma limpidez brutalmente encantadora. Prestem atenção no ponto branco da foto abaixo. É a lua, acreditem! Por volta das três horas de uma tarde deliciosa. Não sou o fotógrafo que gostaria de ser, nem tenho a máquina com a qualidade necessária para melhorar o fotógrafo. Minha intenção é o registro, a tentativa de fazer com que se olhe um pouco mais para o céu absolutamente azul da minha cidade, valorizado ao extremo pelo belíssimo templo dedicado a São Domingos de Gusmão.
Na sacristia, um pequeno cartaz informa: Primeiro templo dominicano construído no Brasil, a Igreja de São Domingos foi erguida em terreno doado pelo Comendador Jose Bento do Vale e projetada pelos engenheiros Egídio Betti Monsagratti, Dr. Florent e construída pelo José Cotani. É uma grande referência para a ordem dominicana. A pedra fundamental foi lançada em 1899 e, em 1902, estava coberta. (continua)
Em sua construção foi utilizada a pedra tapiocanga, proveniente do rio grande. As telhas vieram da França. Em 1904 foi inaugurada solenemente, faltando apenas as torres em cobre inglês – concluídas em 1914 e as abóbadas centrais em 1939. (continua)
A Igreja tem estilo arquitetônico neogótico, possui formato de cruz, assim como as igrejas bizantinas da Idade Média, além de fortes símbolos da Ordem Dominicana. (continua)
A Igreja São Domingos foi tombada pelo CONPHAU – Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba em 2003.
Senti falta de maiores detalhes, maiores informações. Infelizmente não encontrei, por enquanto.
Uma ação de valorização do turismo, na cidade, deveria compreender a publicação de histórico consistente de um monumento como esse.
Fiquei muito curioso para saber o nome dos vitrais, valorizados pela belíssimo dia de sol. Quando souber publicarei. Se alguém tem essas informações, por gentileza, coloquem nos comentários que anexarei ao corpo deste post.
Após sair da nave, o céu estava lá. E a igreja, majestosa, aponta suas torres para o céu, convidando-nos a olhar para o alto.
Fica aqui um convite para que, visitando Uberaba, vejam o belo templo que, espero, tal passeio ocorra em um dia com esse incrível sol.
.
Até mais!
.
Lindo e pertinho da casa da minha mãe..As fotos ficaram ótimas!! tá Valdo, e o texto mara como sempre, bjuu
Maravilha!
Gostei da Lua. Há tempos que não a vejo.
Maravilhosa essa igreja!
Sou de Belo Horizonte. Estive uma vez em Uberaba a trabalho e dei uma fujidinha para visitar esta igreja. Estava Lacrada. Fique horas do lado de fora, apreciando a arquitetura.