Chico Buarque, o terceiro

Tendo como medida minha amiga Fafá, devo afirmar que Chico Buarque é um caso sério. Não faz tanto tempo; estive com Fafá em uma entrevista coletiva com Chico (Só Chico; faz de conta que somos íntimos!), Edu Lobo e Lenine. Acho que ela não viu quase nada além dos olhos do Chico, a roupa, os movimentos, as palavras ditas pelo cantor e compositor. Lá pelas tantas, sem se agüentar, soltava pérolas do tipo: – Chico! Olha eu aqui! Chico!

Venha ouvir sem mais demora

A nossa música

Que estou roubando de outro compositor

E já retoco os versos com maior talento

Dou um polimento e exponho na televisão

O nosso amor…

(Rubato – Jorge Helder e Chico Buarque) 

Hoje, certamente, Fafá está choramingando pelos cantos. Não conseguiu ingressos para ver o Chico. Ela e milhões de outras mulheres. Mais fieis que Penélope. Passa o tempo, Chico longe, escrevendo livros ou jogando futebol, envolvido em múltiplas tarefas e relegando shows para planos secundários. Não importa. Ele anuncia a volta e os ingressos se esgotam com uma rapidez que deixa a colorida Restart em preto e branco de inveja.

O caso sério Chico faz poucos shows. Esse é o problema para a mulherada. Os empresários… Bom, como a casa fica lotada, vendem até uma cadeira com visão parcial por 120,00 reais! (Só se vê metade do Chico? O perfil direito ou o esquerdo? O cara vai ficar paradinho, como sempre, mas se resolver andar pelo palco, a visão é zero?). Desconheço qualquer reclamação quanto a esse tipo de venda de cadeira “torta”. As moças que conseguiram ingressos não reclamam; o cara abre a boca e, para elas, ele é sempre o “terceiro”:

…O terceiro me chegou

Como quem chega do nada

Ele não me trouxe nada

Também nada perguntou

Mal sei como ele se chama

Mas entendo o que ele quer

Se deitou na minha cama…

(Terezinha – Chico Buarque)

Se esse Chico conseguisse atingir metade das camas das moçoilas interessadas, teríamos mais “Buarques” que “Silvas” na lista telefônica. E o que sobraria para os outros? Para todos os outros caras, restaria e resta difamar o cidadão: ele está cheio de rugas, só joga futebol porque é dono do time e não escreve tão bem quanto compõe. Ah, e o Caetano é melhor cantor que ele. E enquanto ficamos com os cotovelos em carne viva, o carioca entra no palco ganhando paulistas, mineiras, baianas, paranaenses…

 Pensou que eu não vinha mais, pensou

Cansou de esperar por mim

Acenda o refletor

Apure o tamborim

Aqui é o meu lugar

Eu vim

(De volta ao samba – Chico Buarque)

O cidadão sabe das coisas de tal forma que, afirmam, conhece e traduz em versos a alma feminina. Melhor que discutir a relação, o cara fala por elas! Por isso coleciona namoradas; na praia, em bares, shows. Discreto, cavalheiro, faz pouco alarde e muito de vez em quando é flagrado; quando ocorre é com super gatas. Rival desse porte a gente chama para perto. Melhor aliar-se que lutar contra o dito cujo.

Quem tiver o ingresso, ou saco e tempo para ir ver a entrada do povo, verá quantos marmanjos presentes. Entre os vários motivos, a maioria vai porque Chico é mesmo bom. O melhor do Brasil. Chico Buarque faz cair por terra a história de música preferida. Só da lista divulgada para o show em cartaz, tenho pelo menos oito. E que ninguém venha me chamar de indeciso.  A única coisa que posso afirmar é que, entre minhas preferidas há “todo o sentimento”

Depois de te perder

Te encontro com certeza

Talvez num tempo da delicadeza

Onde não diremos nada

Nada aconteceu

Apenas seguirei, como encantado

Ao lado teu

(Todo o sentimento – Cristóvão Bastos e Chico Buarque)

Encantado é uma boa palavra para definir o compositor Chico Buarque. Comecei o texto na hora em que anunciaram a passagem de som. Agora, noite alta, vejo a primeira matéria e o Uol informa que a apresentação do cara rola sob gritos da platéia: “Lindo! Lindo! Lindo!”. E fica aquela sensação de que o cara leva todas!

Fazer o que! Minha geração cresceu e amadureceu sabendo que cada namorada, amiga, mãe, parente e conhecida, todas elas, estão ali, doidinhas e prontinhas para uma entrega total e irrestrita ao compositor. Depois de cada show, elas voltam parcialmente satisfeitas, se é que me entendem… E resta-nos utilizar versos do próprio Chico para receber nossas queridas:

Se você crê em Deus

Encaminhe pros céus

Uma prece

E agradeça ao Senhor

Você tem o amor

Que merece.

(Sob Medida – Chico Buarque)

 

Até!

.

.

Nota: As canções citadas acima estão no repertório do show.

20 comentários sobre “Chico Buarque, o terceiro

  1. Vavá querido, amei o texto. Amei. Assisti o Chico duas vezes, da quatro que ele se apresentou na vida (rsrsrs). Sinceramente, a mulherada adora o cara, e os marmanjos, como frisou, se derretem por ele. Pedi um whisky duplo, brindei o Chico, o Tom, o Vinícius …. e sinceramente saí do show me sentindo nas nuvens, emocionado até não poder mais. O ingresso é caro? É. Porém perto desse rebotalho musical que nos é imposto passa a custar nada. Quem puder ir deve fazê-lo. Outro show dele sabe-se lá quando será. O meu ingresso vou disputar, nem que seja a tapa. Bjs.

  2. Só posso dizer sobre o seu texto: É isso!!! Chico é o homem da minha e da vida de todas as mulheres. Eu consegui!!!!!! Eu Vou!! E vou chorar muito, berrar muito, como uma adolescente que ve o Restart!! rs beijão

  3. Janice

    Apesar de ter passado várias horas tentando conseguir o bendito “ingresso”; não consegui.
    Fiquei frustrada, depressiva e muito mal.
    Adorei o seu texto….realmente nós nos satisfazendo mesmo vendo o personagem (Chico) pela metade. Ha muito digo “ele é o meu amor platônico”.

  4. Sirlene

    A cada show que assisto, fico imaginado que ali não tenho nenhuma chance, mas que não perco de procura-lo nas praias… Isso eu não me esqueço.
    Vai que dá uma bruta coicidência e aí eu tiro … da miséria. kkkkkkkkkkkk

  5. Celia Cariello

    Valdo querido, seu texto está formidável! Adorei!!
    Podem até falar que ele está com rugas, cabelos brancos, mas os olhos, os olhos, meu amigo continuam verdes, verdes como o mar.
    Infelizmente não consegui ingresso para ir ao show do Chico, mas a esperança não morre, quem sabe vou vê-lo no Rio????
    Tudo é possível, não é?

  6. Fátima Borges

    Valdo, meu querido!
    Estou mesmo com saudades dos shows do Chico. De vê-lo cantar (o Caetano não é melhorcantor que ele!), de lê-lo, escutar o que ele diz. E de ver aqueles olhos verdes e a boca desenhada em grafite, com cuidado.
    Ai, quem me dera ele fosse o terceiro…
    Mas estou com saudades de você também. Nós dois também somos um caso de amor. Você poderia aparecer…
    Que ninguém fique com ciúme, pois o ciúme do Valdo ja é meu.
    Beijo grande.
    Fafá.

  7. nina

    Eu, como herdeira desse amor que minha mãe tem pelo Chico e como sua musa (!!!), também estou sofrendo por não poder ir no show…
    Mas me contento em ouvir a declaração pelo CD, mesmo!
    Beijo, Valdo. Lindo texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s