Futebol, política e paixões em Guabiru, no calor da Copa do Mundo e das eleições de 1982.
No próximo dia 6 de dezembro, às 14h, no Portella Bar (Bela Vista, São Paulo), lançarei meu mais recente trabalho, o romance Várzea. A obra mergulha no universo do futebol amador e da política interiorana, tendo como pano de fundo a Copa do Mundo da Espanha, em 1982, e a redemocratização brasileira concretamente iniciada com a volta do pluripartidarismo e as eleições estaduais. O prefácio é de Fernando Brengel.
Sinopse
Em Guabiru, cidade fictícia do interior paulista, o técnico e leiloeiro Olympio comemora a vitória de seu time no campeonato regional. Sem imaginar, torna-se alvo de disputas entre dois grupos políticos rivais, em plena volta do pluripartidarismo. Entre paixões, traições e chantagens, o sonho de construir um estádio para o time local se transforma em promessa de campanha eleitoral.
Com humor e crítica social, o autor expõe a falta de escrúpulos de candidatos que se aproveitam da paixão nacional pelo futebol para manipular sonhos coletivos. A narrativa mistura personagens comuns, referências a ídolos como Garrincha e o clima de expectativa pela Seleção Brasileira de 1982, em um retrato sensível e satírico do Brasil profundo.
Entre as pessoas que fizeram uma leitura prévia, colaborando com suas observações e sugestões, deixo registrado trechos dos depoimentos.
- “Um profundo mergulho em Guabiru, cidade-tema desta história, tão real que parece ter saído direto da nossa memória coletiva.” – Vitória Shigematsu, atriz e produtora cultural
- “Um retrato poderoso e sensível do Brasil profundo, onde política, futebol e silêncio constroem os heróis esquecidos.” – Carlos Alberto Chicareli, poeta
- “Uma deliciosa simbiose entre a arte da bola e a arte de escrever. Mais um golaço literário de Valdo Resende.” – Fernando Brengel, publicitário.
Para a composição do livro, a diagramação é do Flávio Monteiro (terceiro trabalho em conjunto, pois ele também criou o design de “A Sensitiva da Vila Mariana” e de “O vai e vem da memória”). Para a capa, foi utilizada uma foto, entre várias feitas especialmente pelo projeto por Agostinho Ermes, o Gugu. Entre as pessoas que também fizeram leituras dos primeiros esboços agradeço a Maria Elza Sigrist e Simone Gonzales.
Meu parceiro de longa data e de muitas atividades, convidei e tenho a honra de ter o prefácio de Fernando Brengel. Além do domínio da língua – ele revisou “dois meninos – limbo” e outros textos esparsos, além desse Várzea, Brengel é palmeirense apaixonado e um cidadão sempre pronto ao bom combate político. Verdade é que eu, também palmeirense, escrevi um livro com destaque para o Botafogo, dos tempos áureos de Garrincha. Brengel compreendeu a diferença entre as paixões pessoais e o amor pelo futebol. Só tenho a agradecer ao brother e aos demais que participaram dessa aventura que é fazer um livro nos dias de hoje.
Aguardo todos os que puderem no Portella Bar!
Serviço – Lançamento do livro “Várzea”
- Data: 6 de dezembro de 2025
- Horário: 14h
- Local: Portella Bar – Rua Professor Sebastião Soares de Faria, 61 – Bela Vista – São Paulo – SP
- Livro: Várzea, de Valdo Resende
- Gênero: Romance satírico
- Páginas: 320
- Preço: R$ 95,00

