Escrever é eterno recomeçar

Então, vamos lá:

O ato de escrever é atividade mais ou menos árdua. Pensar, arquitetar e organizar as idéias. Ordená-las em frases, parágrafos. Rever o que foi escrito, revisar, cortar tudo o que é desnecessário. Pronto. Tornado público, o texto irá ou não estabelecer um diálogo com o leitor, o receptor. E para não cessar a comunicação, vem o recomeço: Pensar, arquitetar e, sobretudo, GOSTAR de escrever.

Volto a redigir em um blog neste primeiro de setembro de 2011, dia em que TARSILA DO AMARAL, a grande pintora do modernismo brasileira, é lembrada até pelo Google. Bom sinal. Pois é parte dessa nova proposta ir além do que escrevi em blog anterior, onde priorizei a música e vez em quando abordei outras formas de arte.

Neste blog assumo nova empreitada, com a música sempre presente. Para excluir qualquer possibilidade de dúvida quanto a isso escolhi o verso de CHICO BUARQUE, da música “ASSENTAMENTO”, ao lado do meu nome. Um primeiro norte para essa caminhada. Também escreverei sobre outro assunto, área de atuação pessoal: Teatro.  ARTES PLÁSTICAS, MÚSICA, TEATRO e um pouco mais, que entrará em uma categoria que denominei COTIDIANO.

E escolhi, homenageando a aniversariante TARSILA, uma reprodução do quadro “A Lua”. Uma sutil referência ao ato noturno de escrever. Desde adolescente, lá em UBERABA, cidade mineira onde nasci, quando o ato de escrever tornou-se hábito. Foi no silêncio da noite, o dia remoído, a vida tornada texto.

Tarsila nasceu em 01/09/1886.

Seja bem-vindo, caro leitor! Por gentileza, sempre que possível, troque uma idéia, deixe um comentário. Escrever é sempre para alguém, mesmo que este seja o próprio escritor. Prefiro o outro, VOCE, como interlocutor; então, se o tempo permitir, não me deixe a impressão de falar sozinho.

Obrigado. Volte sempre!

28 comentários sobre “Escrever é eterno recomeçar

  1. Ana Caroline Zucca

    Escrever sempre é viajar em seus pensamentos, seja qual for o assunto ou a motivação…
    Você nunca irá falar sozinho professor, pois as suas palavras e a sua inteligência sempre estarão grifadas nos meus ensinamentos!
    Parabéns pelo Blog…!

  2. Gisele

    Oi, Valdo!
    que bom que vc está novamente na internet, pra gente ler teus textos todos os dias. Grande beijo. Vou ler seus posts sempre.
    Gisele

  3. Boa professor,
    vou acompanhar seu blog e tenho certeza que terá muitas coisas bacanas.
    ARTES PLÁSTICAS, MÚSICA e TEATRO são meus temas preferidos.
    Abração,
    Rê Py.

  4. Com poucas palavras você conseguiu expressar bem o que deseja passar para nós leitores, isto é bom pois a cultura em nosso país, principalmente no sudeste, é muito vaga e portanto que demos valor ao que é nosso.

  5. Talu...

    Subiu a construção como se fosse máquina
    Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
    Tijolo com tijolo num desenho mágico
    Seus olhos embotados de cimento e lágrima
    Sentou pra descansar como se fosse sábado
    Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe…

    Muito… ótimo !

    As boas novas voltaram…

  6. Leonardo Colosso

    A palavra
    Sanguinário
    Pra ver ter sangue
    meu poema ordinário.

    Só pra dizer olá, um oi, e trocar umas palavras ordinárias contigo.
    Um abraço e sucesso nesse teu blog.
    Leo.

  7. Paulo Rodrigues

    Parabéns pela iniciativa, bons textos sobre estética são raros. É preciso desmistificar o ‘fazer’ da arte, para que seu valor intrínseco sobressaia, para além do hermetismo do artista.

  8. Vivi

    Parabéns, Valdo! Suas palavras sempre nos iluminam. Nos inspiram. Nos deixam com a sensação de “quero mais”. Suas palavras ampliam nossos horizontes e deixam-nos a suavidade de uma noite estrelada. Abç carinhoso.

  9. geraldo

    Quero parabenliza-lo pelo seu novo blog. Novo endereço e uma energia com grande poder de alcance que serve como parametro para o leitor.
    Estou ansioso para acompanhar os seus textos sobre o cotidiano…BOA SORTE PROFESSOR.

    Geraldo.

  10. Caramba Valdão!
    Dei uma olhada por cima, na madrugada.
    Agora que li direito a “introdução” vou colocá-lo como favorito e ter como referência. Bacana!
    Estamos por aí!
    Abraço!

  11. Alle

    Eee voltou, tava com saudade!!! Adorei o blog e seu texto!!
    Como fiel seguidora e admiradora de seu trabalho e lógico da pessoa que é, sempre estarei aqui, lendo e curtindo.
    bjãoooo

  12. kelly araujo

    Amo teatro e que maravilhoso saber que vc e diretor teatral.Quero aproveitar e muito essa oportunidade de ter tão proximo alguem com tanta capacidade de transmitir sabedoria e talento percebir em vc algo de muito interessante, o amor pelo que faz.Parabéns professor VALDO e estamos ai ……e tenha certeza de que sozinho vc jamais estarar falando …..caros leitores como nos estara sempre revirando seus textos …..valeu!!

  13. kelly araujo

    Como estudante de jornalismo tenho e muito o que aprender refazer reler enfim uma ardua caminhada, que atraves de pessoas como vc terei sim a certeza que estou apredendo muito a desenvolver o meu talento a amor que tenho por esta profissão ,obrigada pela sua experiência professor.

  14. KELLY ARAUJO

    ESTOU LENDO PUBLICAÇÃO DA JORNALISTA MIRIAN LEITÃO E TAMBEM ZILEIDE……POR GENTILEZA ENVIAOUTRAS MAIS….GRATA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s